A moagem na granulometria adequada para o método de preparo utilizado para extrair o café, é de grande importância para uma boa extração.
O tamanho do grão do café moído tem diferença para cada método de preparo que pode ser utilizado para realizar a extração da bebida.
Quanto mais fina a moagem, maior será o contato das partículas de café com a água, pois aumenta a superfície de contato dos grãos.
Vamos usar como exemplo o café coado no filtro de papel ou de pano, no qual ficaria mais difícil a passagem da água pelo pó de café com moagem fina, já que encontrará mais barreiras para passar. Em consequência disso, a extração será maior devido ao tempo de contato da água com as partículas extremamente finas.
Moagem Fina:
Os grãos são moídos em partículas menores semelhante à sal fino. Essa moagem é usada para preparar café espresso ou métodos que requerem uma extração rápida.
Moagem Média:
Os grãos são moídos em tamanho médio, semelhante ao açúcar cristal. É adequada para métodos de preparo como o filtro de papel ou o coador de pano.
Moagem Grossa:
Os grãos de café são moídos em pedaços maiores, semelhante a trigo para quibe. Essa moagem é geralmente usada para métodos de preparo que requerem um tempo de extração mais longo, como a prensa francesa.