FRETE GRÁTIS PARA TODO O ESPÍRITO SANTO A PARTIR DE R$199

O método de preparo de café mais conhecido entre o público brasileiro é o tradicional coado em filtro de papel, certo?

Mas, com o desenvolvimento de cafeterias e do mercado de café especiais, muitos outros métodos surgiram no mercado. Cada um resulta em diferentes experiências de xícara, valorizando o potencial dos grãos 100% arábica e as qualidades sensoriais de cada variedade de café!

Venha conosco e descubra o que a escolha do método de preparo de café alinhado às expectativas de gosto e paladar pode fazer para elevar a degustação a altos níveis de satisfação.

 

Cafeteira Italiana

 

Também conhecida como Moka, é fáil de utilizar e produz um café com corpo e aromas. A máquina mais conhecida tem a forma de uma ampulheta, podendo ser encontrada em formas estilos diferentes. Embora o desing mude, o princípio de funcionamento é o mesmo: a água da base aquece, a pressão do vapor passa através do café moído e está pronto para ser consumido. 

Para que o café saia perfeito, a moagem não deve ser muito fina e deve ser feita em fogo brando, e não manter a cafeteira sobre o fogo por muito tempo.

 

Prensa Francesa

 

O café na Prensa Francesa é preparado num recipiente cilíndrico com um pistão, que é pressionado sobre a água quente e o café em pó. De todas as preparações, esta é a mais simples.

O segredo é ponto certo de moagem: o ideal é uma moagem média, consistente e uniforme. 

Se o filtro entope e o café sai turvo, provavelmente o café foi moído demais. Coloque água quente na cafeteira, sem ferver, encaixe o pistão e comprima para baixo, a pressão sobre o pistão deve ser lenta, suave e constante.

 

Filtro de Papel

 

Aqui no Brasil é o mais tradicional de todos, aquele preparado desde o tempo de nossos antepassados a partir da infusão do café água fervente.

Muitas vezes é o mais usado em casa pela vantagem da praticidade, mas vale lembrar que algumas dicas básicas devem ser seguidas mesmo nesse método de preparo simples: como o uso de água mineiral e escaldar o filtro para evitar qualquer transferência de resíduos de papel para a bebida. 

Além disso, é fundamental hidratar o café com uma quantidade pequena de água por cerca de 30 segundos e só então começar a despejar o restante da água sobre o pó, em círculos, para extraír o máximo de sabor dos grãos.